Friday, November 4, 2016

Redefinição de Senhas - IP Office Server Edition

Recentemente, tive a necessidade de resetar a senha de Service User (Administrator / BusinessPartner / Maintainer ) e não pude localizar uma documentação de como fazê-lo no IP Office Server Edition. Por este motivo, achei que seria interessante publicar este procedimento.

Vamos lá.


Para começar, caso não se saiba a senha de root do linux é necessário resetá-la primeiro. Para isto, é necessário acesso à console do servidor.
Durante o boot do sistema operacional, deve ser interrompido o Grub apertando uma tecla qualquer. Sugiro que seja usado o espaço ou uma das setas.


 


Uma vez interrompido o boot, digite e para iniciar a edição da string de boot.





Então, marque a entrada iniciada em kernel. Digite e novamente.





Uma vez nesta tela, dê espaço e adicione ao final da linha





 rw init=/bin/bash                                                             





Ao final, digite enter para finalizar a alteração. No menu acima, digite b para utilizar esta configuração feita.

Obs.: essa mudança só valerá por neste boot. No proximo, a definição da string do Grub voltará ao era antes, ou seja, o que está definido no arquivo /boot/grub/grub.conf.





Após o boot, será aberto o prompt privilegiado. Nele, digite

# passwd                                                                       

Defina uma nova senha e dê enter. Repita a senha e dê enter novamente.
Reinicie o servidor e deixe-o iniciar sem intervenção.





Após a inicialização do sistema, ainda na console do servidor, digite login e efetue login com usuário root. Então digite o comando

# cd /opt/Avaya/                                                              

# ./clish                                                                     

Será aberto o prompt que é apresentado ao usuario Administrator ao conectar-se via SSH. Nele, digite





> admin                                                                        
Please enter Service User:                                                     

Neste prompt,digite enter enter tanto para o Service User quanto para a senha.
Após isto, digite

Admin> at-commands                                                             
AT-commands> erasesecurity                                                     
Reset Security config                                                          


Pronto! Todas as senhas foram redefinidas como de fabrica. Agora, o login pode ser efetuado via WebManager ou IP Office Manager.

No primeiro caso, ao efetuar login usando Administrator / Administrator, será mostrada a tela abaixo para alteração das senhas de Administrator, Security e System.





No segundo caso, ao utilizar as mesmas credencias, será mostrada a tela abaixo para alteração das senhas de Administrator, Security e System.






E é isso. Em caso de duvidas, sugestões ou reclamações, por favor me contate.

Sigo à disposição.


No comments:

Post a Comment